Seja Bem-vindo
Biografia de Lila



   USINA DE IDÉIAS
Sobre Astrologia
Sobretudo
Signos & Cia
Planeta Fashion
Escrito nas Estrelas
Estórias de Lila
Gabriela Rezzabraba
English Version
Outras Palavras
Outros Sites e Blogs
Livros & Letras
Além do Horizonte



Consultas
Agenda
Faça Contato
astro alto astral . lila rizzon
Gis


Técnica simples para o controel das emoções

*Por Marcelo Assis da Silva

Eu adoro cinema. Tanto, que pretendo fazer um curso de roteiro no Rio de Janeiro. Por meio dessa paixão, acabei desenvolvendo uma técnica que considero simples para o autoconhecimento e, principalmente, para se desenvolver o autocontrole das nossas emoções.

Você já reparou que as cenas dos filmes geralmente tem uma música que parece dar o tom emocional da cena? Principalmente as cenas mais importantes. Como para cada tipo de cena há uma música, todo filme tem o que se chama de trilha sonora. A trilha ou é composta especialmente para o filme, ou é o resultado de uma escolha cuidadosa feita pela equipe técnica.

O importante é que a música case perfeitamente com a emoção que o diretor quer passar na cena. Por que não pode ser qualquer música? Porque cada música passa uma emoção diferente. Se o diretor quer que o público chore numa cena, não pode colocar uma música que induza a platéia a rir. Isso seria um verdadeiro desastre. Por isso, é necessário que seja encontrada a música que passe exatamente a emoção ou conjunto de emoções almejadas. Quando se consegue fazer isso com perfeição, o momento, muitas vezes, se torna mágico e a cena não sai das nossas cabeças. Caso contrário, a cena não causa o impacto pretendido.

Foi pensando como a trilha sonora de um filme o afeta, que comecei a relacionar a vida com um filme. Percebi que a vida é um filme e que a cena que estamos assistindo é o nosso momento presente e a a trilha sonora que colocamos na cena é a emoção que sentimos no momento no qual a situação ocorre.

Ao pensar nisso, me dei conta que podemos agir como o diretor do filme e escolher a trilha sonora que queremos. Ao pensar assim, eu consegui primeiro ver os acontecimentos realmente como uma cena de um filme; ou seja, com certo distanciamento saudável. E comecei a perceber qual música (emoção) eu estava colocando e, com isso, qual significado estava dando à cena. Porque quando você coloca uma determinada emoção numa cena, você está dizendo o que ela é: alegre, triste, frustrante, apaixonante, estressante, divertida, amarga, doce, engraçada, ou qualquer outra emoção (significado) que você resolveu tocar no seu aparelho de som interno no momento que a cena está se desenrolando.

Acontece que nos viciamos em certas emoções, mesmo nas emoções que são consideradas negativas e mesmo que digamos que queremos experimentar algo melhor, nós no fundo adoramos tocar o tempo inteiro, ou constantemente, essa(s) música(s). Apertamos o repeat e deixamos a música tocar sem parar e nos convencemos de que a vida é desse jeito. Ou, pior ainda, que nós somos desse jeito (quando, na verdade, nós somos quem escuta a música e não a música que estamos escutando) e que, portanto, não há nenhuma solução.

No entanto, tudo não passa de um repertório musical limitado que executamos sem parar para embalar as cenas que vão se desenrolando conforme vamos passando por experiências na nossa existência.

A técnica que apresento como solução é muito simples, mas extremamente eficaz e eficiente: olhe tudo o que ocorre com você como se fosse uma cena de um filme, perceba (a cada momento) quais são as emoções que você projeta e toca como se fosse uma música. Não julgue ou condene. Observe como se fosse uma música que está sendo tocada naquela determinada cena do filme e, como se você fosse o diretor deste filme, está assistindo o resultado para ver se ficou bom ou se vai precisar ser refeito até ficar perfeito. Reflita friamente (veja bem: reflita e não julgue ou condene) se esta música está de acordo com a cena que você quer, se ela reflete perfeitamente o que você deseja experimentar.

Se você chegar à conclusão que a cena não está refletindo o que você deseja, comece a mudar. Mude, como alguém que muda a música que está tocando no som de sua casa quando não está gostando. Se não sabe como, ou que emoção colocar, pense num amigo, parente, ou celebridade que você acha que possui um repertório legal. Eu, por exemplo, tenho um amigo que ria quando um chato tentava estressá-lo. Na minha opinião, achar graça quando querem te estressar é uma excelente música para ser tocada nesse tipo de ocasião (cena). Ou seja, meu amigo tinha um excelente repertório que eu resolvi copiar.

Com essa técnica, percebi facilmente como colocava o medo, a ansiedade, a frustração, a irritação, uma necessidade de viver com expectativas e um sentimento de inadequação o tempo inteiro para tocar em quase todas as cenas. Estava sempre me sentindo dessa forma. O que acontecia era só uma mera desculpa para colocar este repertório no som. Agora, estou achando muito mais fácil me policiar e mudar minhas emoções facilmente. Só quando sou pego de surpresa que ainda coloco uma dessas músicas pra tocar; mas, mesmo assim, consigo mudar rapidamente a música! Não deixo mais que ela toque até o final.

Acredito que todos podem obter o mesmo resultado se fizerem uso da técnica. Por isso, resolvi compartilhá-la. Pelo menos, não custa nada tentar. Experimentem, tenho certeza que vão se surpreender como é possível alterar respostas emocionais que os acompanham por anos em questão de pouco tempo - em alguns casos, imediatamente!

Um forte abraço!
Marcelo

*MARCELO ASSIS DA SILVA
Astrólogo e escritor, esse geminiano
tem formações múltiplas e muitas boas idéias.
maneros@hotmail.com



Leia mais
- SOBRE O ALECRIM
- A MAIOR MENTIRA A RESPEITO DA FELICIDADE
- DURANTE AS REFEIÇÕES
- Gêmeos, Libra e Aquário e a era digital.
- João e Michael Jackson - Quinta - 25 de Junho.
- A sabedoria vem do coração, não da mente
- Regra número um
- Desistir jamais!
- Tímida tietagem
- A dupla GreNal em 2009

1 2 3 4 5 6 7 8 próxima página >
Logon
by HighCompany.com